Enviar exames para os laboratórios de apoio

O crescimento dos laboratórios de apoio no país deixa muito claro o poder e a força da terceirização dos exames na área laboratorial. 

Mais do que simplesmente viabilizar a realização de exames de alta complexidade e/ou baixa demanda, os laboratórios de Apoio efetivamente estão impulsionando o crescimento das pequenas marcas de laboratório em todo o país, viabilizando inclusive o enfrentamento da concorrência com as grandes marcas.

Vale abrir um parênteses e comentar sobre a logística implantada pelos grandes laboratórios de apoio brasileiros, algo realmente impressionante em um país com as dimensões territoriais do Brasil.

Diante do fato de que a terceirização de exames com laboratórios de apoio é uma realidade para praticamente todos os laboratórios brasileiros, cabe a pergunta: qual a melhor maneira de enviar os exames para os apoios?

A melhor maneira é sempre a mais segura

Talvez não haja muito espaço para discussão, mas tratando-se de exames clínicos, não custa reforçar: a melhor maneira de enviar exames para os laboratórios de apoio é sempre a maneira mais segura.

E neste caso, a maneira mais segura atende por um nome: ETIQUETAS PRIMÁRIAS. 

O que são ETIQUETAS PRIMÁRIAS?

Trata-se de etiquetas impressas pelo laboratório apoiado, já com o número e a identificação do laboratório de apoio. 

A impressão das etiquetas primárias é viabilizada através da integração on-line entre o LIS (Sistema de Informática Laboratorial) do laboratório Apoiado e o LIS do laboratório de apoio. 

De modo bastante resumido e sem entrar em detalhes técnicos, a integração entre os laboratórios costuma seguir o seguinte fluxo:

  • O laboratório apoiado atende um paciente
  • Logo após gravar a requisição (protocolo, ficha, etc.) do paciente, o LIS do Apoiado estabelece uma comunicação com o LIS do Apoio através de um web service (*)
  • Através do web service, o LIS do Apoiado envia ao Apoio os dados do paciente e os exames que serão enviados (terceirizados).
  • O LIS do Apoio recebe estes dados, grava a requisição, gera as etiquetas para as amostras biológicas que serão coletadas e as envia para o LIS do Apoiado (também via web service).
  • O LIS do Apoiado recebe as etiquetas e as imprime.

Uma vez resolvida a questão tecnológica, o laboratório Apoiado realiza a coleta e identifica os tubos com as etiquetas do laboratório de Apoio (as chamadas etiquetas primárias). A partir deste momento, todo o processo de rastreabilidade e logística é realizado com a etiqueta primária do Apoio. 

No momento em que os tubos de coleta chegarem ao laboratório de Apoio, este realizará a rastreabilidade de recebimento da amostra e a mesma já entrará para sua área produtiva, sem a necessidade de qualquer intervenção adicional (uma vez que os dados já estavam em seu LIS).

Por que a utilização de etiquetas primárias é o processo mais seguro? 

Simplesmente porque em nenhum momento é realizado processo de re-etiquetagem e/ou de aliquotagem dos tubos, o que elimina a maior probabilidade de erros do processo de terceirização de exames.

E não é só isso.  

Além do aumento da segurança, as etiquetas primárias geram redução de custos ao eliminar a necessidade de re-impressão de etiquetas, e proporcionam um aumento bastante sensível da produtividade, uma vez que o processo de cadastrar as requisições no site do Apoio ou enviar as requisições através de lotes, é simplesmente eliminada. 

Os maiores laboratórios de Apoio brasileiros já disponibilizam a impressão de etiquetas primárias há um certo tempo. Aumentar a segurança, reduzir custos e ainda aumentar a produtividade do laboratório, são argumentos bastante fortes para que você se decida a realizar este investimento.

* Web service – solução  tecnológica utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes, independentemente das linguagens de programação utilizadas.