Fraudes nos boletos bancários, fique atento!

Você sabia que são processados cerca de 6 bilhões de boletos por ano, e calcula-se que desde 2018, uma média de R$ 450 milhões de boletos fraudulentos vêm sendo eliminados por ano é o que afirma a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Se você foi um dos 220 milhões de brasileiros que teve seus dados vazados no início do ano, você sabe que os seus dados não estão tão seguros quanto imagina, portanto devemos estar sempre atentos.

Como funciona o golpe?

Os golpistas usam o nome de empresas reais no mercado para tentar enganar potenciais vítimas, eles enviam boletos de serviços de telefonia ou internet muito parecidas com a original, através de email, de aplicativos de mensagens instantâneas, SMS ou das redes sociais.

Mas não para por aí, alguns golpistas conseguem criar sites profissionais capazes de confundir a vítima com tamanha semelhança do original.

Imaginando ser um site oficial, a vítima acaba baixando o boleto falsificado.

Você pode diminuir os riscos tomando certas precauções

→ Confira sempre as informações do favorecido;

→ Em caso de pagamento direto no caixa, solicite ao atendente a confirmação do dado do favorecido;

→ Desconfie sempre de boletos enviados via email, apps de mensagens ou redes sociais;

 → Evite fazer transações bancárias ou baixar boletos em wi-fi público;

 → Verifique se o nome do favorecido é o mesmo da instituição para a qual se está pagando o valor;

 → Confirme se os três primeiros dígitos do boleto para se certificar se o código do banco para o qual se está enviando o pagamento. Por exemplo, se seu boleto é para ser pago para o Itaú, cujo código é 341, e começa com 237 (que é do Banco Bradesco), esse boleto é falso. Os códigos dos bancos podem ser encontrados no site da Febraban;

 → Certifique-se de que a barra de endereço se a URL do site começa com HTTPS antes do WWW e está acompanhada de um cadeado. Isso determina que o site tem o Certificação Digital SSL, indicativo de que ele é seguro;

Eu caí em um golpe, e agora?

Nos casos em que o golpe do boleto falso foi consumado, a vítima poderá seguir as seguintes etapas: 

  1. Mantenha as cópias do boleto em questão e do comprovante de pagamento (seja de caixa eletrônico, internet ou celular); 
  2. Preserve a conversa do email ou dos aplicativos por onde o boleto foi enviado; 
  3. Notifique imediatamente o seu banco e o banco a que o pagamento foi realizado da transação fraudulenta; 
  4. Informe a fraude também à empresa que teve o boleto falsificado, apontando por qual meio foi abordado; 
  5. Faça um boletim de ocorrência por fraude, levando todos os documentos necessários (CPF, RG) e o comprovante de pagamento junto com uma cópia do boleto falso;

Nunca é demais lembrar, a segurança sempre com a gente deve estar.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado, comente abaixo o que achou!

Bonus: Confirma uma ferramenta da Google: “Password Checkup” (“Check-up de senha”).