Como está o processo de Faturamento em seu laboratório?

Não há dúvidas de que o faturamento é um dos processos mais importantes e mais complexos dentro de um laboratório clínico. O gerenciamento eficiente do processo de faturamento tem o poder de reduzir o número de perdas financeiras (glosas), melhorar o fluxo de caixa (quem fatura antes recebe antes) e por consequência, melhorar a saúde financeira do laboratório.

O LIS (Sistema de Informação Laboratorial) da BitLab tem alguns recursos muito interessantes para auxiliar o laboratório a aumentar a produtividade e a segurança do processo de faturamento.

Em primeiro lugar precisamos falar da versatilidade do sistema para criar configurações de modo que os atendentes sejam orientados a cadastrar as informações obrigatórias para cada operadora de saúde. Também é possível cadastrar instruções de atendimento de modo a orientar os atendentes no momento do cadastro das requisições.

Os recursos do sistema para cadastrar, atualizar e conferir as tabelas de preço, com os respectivos códigos de faturamento para cada procedimento (exames) de cada convênio, também auxiliam significativamente na organização do processo de faturamento.

O LIS BitLab também oferece a possibilidade de digitalizar e anexar documentos à requisição no momento do atendimento ao cliente. Isto significa que o atendente pode armazenar digitalmente, anexado à requisição de exames, documentos como a guia de solicitação de exames e a carteira do convênio. Estes dados podem ser extremamente úteis em caso de glosas das operadoras de saúde. Recomenda-se sua utilização para os convênios mais problemáticos (que apresentam maior índice de glosas).

No módulo de Faturamento propriamente dito, sugere-se sempre a utilização da tela de Conferência de Faturamento. O conceito desta tela é permitir que o faturista realize, de maneira bastante ágil, a conferência visual de cada guia que será faturada. Em uma única tela o faturista tem acesso a todas as informações relevantes relacionadas ao faturamento de cada guia, incluindo informações dos pacientes, dos exames e respectivos códigos de faturamento.

Além disso, a tela de Conferência também permite ao faturista acompanhar as guias cadastradas no sistema, mas cujo documento físico ainda não chegou ao setor de faturamento. Isto faz com que o faturista trabalhe de forma pró-ativa, “cobrando” das unidades de coleta o envio das requisições físicas.

Outra rotina disponibilizada pelo LIS BitLab, também bastante importante para melhorar o processo de faturamento, é o Fechamento do Faturamento. Esta rotina “formaliza” ao sistema que as guias conferidas estão efetivamente incluídas em uma fatura, identificada por um número único, que pertence a determinada competência (por exemplo, mês outubro/2022).

Para as operadoras de saúde, após o fechamento da fatura, o BitLab oferece um processo de exportação de arquivos de faturamento, de acordo com o padrão TISS, conforme normas da ANS.

Para o SUS, o BitLab conta com a possibilidade de geração dos BPA (Boletim de Produção Ambulatorial) Resumido e também do BPA Individualizado (para exames de alto custo). Os dois arquivos gerados pelo sistema podem ser importados no site do SUS, agilizando e aumentando a segurança do processo.

Para convênios próprios (firmados pelo laboratório diretamente com empresas), o laboratório conta com a possibilidade de emitir, além dos relatórios de faturamento, os boletos bancários diretamente pelo BitLab.

Em todos os casos, as faturas emitidas podem ser integradas ao módulo Financeiro do BitLab, onde a partir de então, podem ser controlados os recebimentos (Contas a Receber).

Precisa de ajuda na organização do processo de faturamento? Deixe um comentário ou entre em contato conosco para agendar uma conversa.