Bitlab Integrações

Quando se trata de integração de sistemas, a BITLAB tem a experiência necessária para resolver os problemas que mais atrapalham a gestão: integração com sistemas legados, ERP, CRM, laboratórios de apoio, clientes e fornecedores. Sua empresa terá todo suporte do nosso time de desenvolvimento na implantação e na operação em produção.

Mas o que é uma integração de sistemas?

De forma bastante simples podemos definir que a  integração nada mais é que a união de distintos sistemas, de modo que uma informação alimentada em um sistema possa ser automaticamente acessada ou enviada para outro sistema.

A integração pode acontecer entre sistemas utilizados internamente por sua empresa (quando sua empresa utiliza diversos sistemas) ou entre sistemas utilizados por outras empresas com as quais a sua se relaciona, como por exemplo fornecedores, bancos, operadoras de saúde, governo, etc.

Quais os principais benefícios da integração de sistemas?

Dentre os principais benefícios da integração de sistemas podemos destacar:

  • Otimização do tempo
  • Eliminação do retrabalho de inserir a mesma informação em várias plataformas
  • Aumento de segurança dos processos

Quais são os tipos de integração de sistemas?

Existem três tipos principais de integração de sistemas, do mais simples ao mais moderno:

Integração Banco a banco

Essa é uma solução mais simples de integração de sistemas. Ela é realizada através do compartilhamento de um mesmo banco de dados entre sistemas diferentes, usando um software de extração de dados.

Para colocá-la em prática, normalmente é preciso contratar o serviço de um profissional chamado database administrator (DBA), que irá executar o serviço.

Um exemplo clássico deste tipo de integração é a disponibilização dos dados do banco de dados para um analista de BI (Business Intelligence).

Trocas e compartilhamento de dados eletrônicos

Este segundo tipo de integração de sistemas é um pouco mais complexo que o primeiro e requer uma plataforma ou software que irá funcionar como uma espécie de tradutor universal.

O sucesso deste tipo de integração depende de uma boa gestão do mecanismo de integração, que tanto importa quanto exporta dados de um sistema para o outro.

Este software irá traduzir as mensagens de cada ferramenta integrada e repassar ela para a outra solução em um fluxo contínuo e padronizado de dados entre os sistemas.

Exemplo: transmissão de dados de faturamento para as operadoras de saúde.

API

Esta última solução é a mais moderna e também a mais utilizada atualmente. A sigla API significa application programming interface, ou seja, interface de programação de aplicações.

A solução por API apresenta um ótimo desempenho na comunicação entre os sistemas integrados, velocidade e troca de informações importantes. Isso acontece porque a API permite que as informações circulem de um software para o outro em tempo real, ou seja, ela funciona como uma ponte, conectando as aplicações.

Exemplo: a comunicação com os laboratórios de apoio para impressão das etiquetas primárias.

A Bitlab já possui hoje integração com alguns dos maiores softwares da área da saúde:

Para qualquer integração que seu laboratório necessite, encaminhe a documentação para comercial@bitlab.com.br e analisaremos a viabilidade!