Vamos entender um pouco o que é o QR CODE? Por meio de perguntas e respostas iremos explicar de forma simplificada como essa ferramenta tecnológica pode contribuir tanto na rotina laboratorial como em outros setores.
O que é o QR Code?
O QR Code se parece um pouco com os códigos de barras utilizados pelos laboratórios para identificar as amostras de coleta, mas em vez de listras verticais, eles são formados por padrões em forma de quadrados.
O que significa a sigla QR Code?
QR Code é a abreviação de Quick Response Code, que em português significa Código de Resposta Rápida.
Embora pareçam simples, os códigos QR são capazes de armazenar uma boa quantidade de dados. Independentemente da quantidade de informações que contenha, ao ser lido, um código QR permite que o usuário acesse informações de modo instantâneo, e por isso é chamado de código de resposta rápida.
Qual a origem do QR Code?
O primeiro código QR foi desenvolvido no Japão, em 1994, por uma subsidiária da Toyota. Eles buscavam uma maneira de rastrear com precisão os veículos e peças durante o processo de fabricação.
Como funciona a leitura do QR Code?
Os códigos de barras comuns só podem ser lidos em uma direção, de cima para baixo. Isso significa que podem armazenar apenas uma pequena quantidade de informações, normalmente em formato alfanumérico.
Já um QR Code pode ser lido em duas direções, de cima para baixo e da direita para a esquerda, por isso muitas vezes é chamado de código de barras bidimensional. Esta é a característica que permite o armazenamento de uma maior quantidade de dados.
Quantos caracteres podem ser armazenados em um QR Code?
Um código QR armazena dados, da mesma maneira que um código de barras. Esses dados podem incluir até 4.000 caracteres de texto.
O QR Code pode ser usado livremente?
A Denso Wave, subsidiária da Toyota que desenvolveu o código QR, abriu mão dos direitos de patente e disponibilizou publicamente seu código. Isso significa que qualquer pessoa ou empresa pode criar e usar livremente seus próprios códigos QR, sem pagar nada por isso.
Quando o QR code começou a ser mais amplamente utilizado?
Apesar de serem fáceis de serem produzidos, a adoção do QR Code foi bastante lenta, pois não existiam leitores de QR disponíveis e com preço acessível.
Sua adoção começou a se expandir a partir do lançamento do iPhone, que tornou os leitores de QR acessíveis a um grande número de consumidores em todo o mundo.
Ao perceber o potencial dos códigos QR, especialmente para as áreas de vendas e marketing, as empresas efetivamente começaram a criar seus próprios códigos QR, impulsionando então sua utilização.
Qualquer smartphone está apto a ler QR Codes?
A maioria dos smartphones modernos já sai de fábrica com aplicativos leitores de QR Code integrados.
Em alguns smartphones, é preciso acessar as opções de configuração e habilitar a leitura de QR Codes.
Se a opção de leitura de códigos QR não for encontrada nas configurações do smartphone, provavelmente o dispositivo não está apto a realizar a leitura. Nestes casos, basta baixar um dos diversos aplicativos (APP) gratuitos disponíveis para realizar a leitura dos QR Codes.
Quais as principais utilidades do QR Code?
O QR Code pode ser utilizado em diversas situações e para resolver as mais variadas demandas, mas atualmente tem sido muito utilizado para compartilhar arquivos, links e outras informações digitais.
Uma vez que um QR Code tenha sido gerado, é possível acessar o seu conteúdo em outro dispositivo (um smartphone, por exemplo), simplesmente apontando a câmera para o código.
Como o laboratório pode se beneficiar do QR Code?
Existem inúmeras aplicações do QR Code, em especial na área de atendimento e vendas, não só para os laboratórios, mas para empresas de qualquer segmento. Vamos citar dois exemplos de utilização do QR Code em um laboratório.
Melhorando a experiência do cliente para acessar o resultado do exame
Normalmente o laboratório entrega aos seus pacientes um comprovante de atendimento onde consta o número da requisição e a senha de acesso aos resultados de exames via internet. O paciente precisará acessar a página do laboratório em um navegador, selecionar a opção de resultados de exames, informar seu login e senha.
Ou então, o laboratório pode incluir um QR Code com um link para a página de resultados de exames, já com login e senha de identificação. Basta o cliente apontar a câmera do seu smartphone para o QR Code e será automaticamente direcionado a seu laudo. Muito mais fácil, muito mais simples e muito mais rápido.
Oferecendo uma ferramenta para comprovar a veracidade de um laudo impresso
Recentemente convivemos com a necessidade de comprovar que não estávamos infectados pelo vírus da Covid-19 para acessar determinados eventos ou para realizar uma viagem internacional, por exemplo.
Nestes casos, não bastava simplesmente apresentar um laudo de exames impresso para a autoridade controladora. Era preciso comprovar que o laudo era verídico. O laboratório poderia resolver este tipo de problema incluindo no laudo impresso um QR Code com o link do resultado on-line.A autoridade então apontava seu smartphone para o QR Code e automaticamente era direcionada para a página de resultados do laboratório, de forma on-line, comprovando então sua veracidade.
Após entender um pouco do funcionamento e benefícios da utilização do QR CODE, conta pra nós se você já usa QR Code em seu laboratório? Se animou a utilizar? Entre em contato com nosso setor comercial para maiores informações.