A Invenção do Microscópio

Você já se perguntou de onde surgiu o interesse em observar os objetos cada vez menores?

Acredita-se que por volta do século XVI, 2 fabricantes de óculos holandeses, Hans Jenssen e seu filho Zacharias tenham inventado o primeiro microscópio que possuía a capacidade de ampliar um objeto em cerca de 30x.

Após a invenção do novo equipamento, que através da combinação de 2 lentes corretamente alinhadas, possibilitaria a observação de objetos cada vez menores. Cientistas da época ficaram fascinados com as possibilidades e foi então que o também holandês, o comerciante de tecidos e cientista Antonie Van Leeuwenhoek aperfeiçoou a invenção.

Com pouco menos de 7 centímetros e com capacidade de uma ampliação de 200x, Antoine pode fazer das primeiras bactérias, dando início no século XVII então à microbiologia.

Sua contribuição para o melhoramento da nova ferramenta, o possibilitaria observar estruturas nunca antes vistas como fibras vegetais, musculares, bactérias e protozoários.

Van Leeuwenhoek foi também um dos primeiros a observar a estrutura das células já com um equipamento que poderia ampliar objetos a mais de 1000x o seu tamanho.

Anton viveu até seus 90 anos e após quase 3 séculos suas contribuições nos permitiram chegar a equipamentos capazes de ampliar objetos em mais de 30 mil vezes.

Gostou do conteúdo do texto? Comente qual assunto você quer ver por aqui.