A arte de se reinventar

Novos concorrentes, novas tecnologias, dificuldades financeiras, mudança no perfil dos clientes, desejo de conquistar uma parcela em outros mercados. As motivações que levam empreendedores a ousar e transformar completamente o seu negócio são bastante diversas.

De modo geral, o momento que impulsiona o início de um processo de reinvenção, é quando você está percebendo que alguma coisa não está funcionando como deveria.

Até mesmo grandes empresas, líderes em determinado segmento, muitas vezes percebem que é hora de se reinventar para se manter no mercado e continuar existindo.

Dentre todos os desafios que as empresas enfrentam atualmente, continuar competindo em mercados cada vez mais dinâmicos e imprevisíveis é possivelmente o maior deles.

 

Exemplos

Vamos utilizar o exemplo de duas empresas gigantes que se reinventaram, simplesmente porque é mais fácil entender o que elas fizeram.

A BIC

A BIC tem uma história de marca que se tornou sinônimo de produto, mas que buscou novos nichos para atuar. A ideia de inovação tem acompanhado a busca por novos produtos há mais de 4 décadas, fazendo com que o portfólio da empresa, além da caneta, conte mais de 100 itens. A cada segundo, 57 “BIC’s” são vendidas no mundo, mas para ganhar novas fatias de mercado, a empresa optou por outros produtos, como por exemplo, lâminas de barbear. São produtos totalmente diferentes? Sim, mas eles têm uma coisa em comum: são descartáveis.

A IBM

A centenária IBM, gigante mundial de tecnologia, há muito tempo tem feito do seu negócio um processo contínuo de reinvenção. Já foi uma das maiores marcas de computadores, já investiu pesado na prestação de serviços de tecnologia e, atualmente, investe toda as fichas no mundo da inteligência artificial.  Trata-se de três reinvenções drásticas dentro de uma empresa gigantesca, onde o desafio da mudança é proporcional ao tamanho da empresa.

 

Como impulsionar a reinvenção?

Normalmente, é no “novo” que reside a oportunidade para se manter no topo ou crescer.

Um grande produto, um novo serviço, uma tecnologia inovadora, uma parceria importante, um novo conceito de atendimento, uma nova estratégia de marketing, um novo modelo de negócio. Tudo isso, pode ser responsável pela transformação total de uma empresa e pelo seu sucesso.

É preciso tirar as ideias do papel, construir protótipos, testar novos modelos de negócios e não ter medo de ousar. O cenário atual exige empresas ágeis e flexíveis, voltadas à execução.

 

Nós da BitLab, desde o início de 2018, estamos trabalhando muito para mudar, para se reinventar, em todos os aspectos. Redesenhamos o posicionamento da empresa, definimos um novo portfólio de produtos, buscamos novos profissionais, atraímos consultores para impulsionar a inovação.

Os resultados começam a aparecer, ainda de modo tímido, mas a perspectiva é muito grande. Estamos apostando em melhorias exponenciais e temos hoje um propósito muito claro: impulsionar a estratégia dos nossos clientes através da tecnologia.

Em breve você terá acesso a novos produtos e novos serviços que vamos oferecer, mas isso é só o início de um grande projeto que estamos desenvolvendo. Se você busca inovação ou se você acredita que é a hora de reinventar sua empresa, conte com a BitLab. Vamos fazer isso juntos!